Há algum tempo popularizou-se o termo “Educação Positiva”, mas você compreende o que ela representa e os seus fundamentos?
Nesse post vamos conversar mais a fundo sobre os pilares da Educação Positiva, conceito este que está fundamentado em 5 pilares importantes e que foi trazido e estruturado no Brasil por nossa Escola, quando, em 2019, Dra. Juliana Franco e Lívia Praeiro, nossas sócio-fundadoras, se uniram para criar um curso profissionalizante na área da educação parental.
Juntas, elas estruturaram os fundamentos da Educação Positiva, incorporando referenciais teóricos de várias áreas de conhecimento e criando os 5 Pilares da Educação Positiva.
São eles:
- Teoria do Apego
- Ciência do Desenvolvimento Humano
- Inteligência Emocional
- Desenho Original do Ser Humano
- Estudos Sociais
Falaremos mais detalhadamente sobre cada um deles abaixo.
A Educação Positiva traz como principal defesa o respeito mútuo, e propõe que saiamos de uma posição de adultocentrismo (difundida pela educação tradicional) para que possamos enxergar também a perspectiva da criança.
Já que, apenas desta forma, conseguiremos suprir verdadeiramente as necessidades básicas universais de nossas crianças, para que elas possam crescer com segurança, respeito e amorosidade.
Mas por que isto é tão importante?
Vamos entender mais a fundo os 5 pilares da Educação Positiva e por que a educação que valoriza o respeito e fortalecimento das relações é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, resiliente e empática.
Teoria do Apego
A Teoria do Apego Seguro sugere que as crianças estão programadas por natureza para buscar proximidade com seus cuidadores quando estão assustadas ou angustiadas.
Isso porque o modo como essas necessidades são atendidas pode influenciar profundamente seu desenvolvimento emocional e comportamental.
Quando um cuidador responde de maneira consistente e confiável, a criança aprende que o mundo é um lugar seguro e que as pessoas são confiáveis, o que é fundamental para o desenvolvimento saudável.
Na prática, isso significa criar um ambiente onde as crianças se sintam seguras e apoiadas.
O que envolve estar emocionalmente disponível para elas, entender e responder a seus sinais e necessidades emocionais.
Quando as crianças sentem que seus cuidadores são uma base segura de onde podem explorar o mundo, elas desenvolvem uma maior segurança emocional e coragem para enfrentar desafios.
Além da resiliência para se recuperar de contratempos.
Implementar a Teoria do Apego Seguro em ambientes educacionais e familiares não só protege as crianças, mas também as empodera, beneficiando as crianças e enriquecendo a sociedade como um todo, pois crianças seguras e confiantes se tornam adultos capazes e compassivos.
Ciência do Desenvolvimento Humano
A Ciência do Desenvolvimento Humano explora como nossas capacidades cognitivas, emocionais e físicas evoluem ao longo do tempo. Ela nos mostra que não somos apenas produtos do nosso ambiente.
Estudos mostram que nos primeiros anos de vida nosso cérebro se desenvolve a uma velocidade muito rápida. Então, esse período é muito importante porque é quando as fundações de nossa inteligência, linguagem e habilidades sociais são estabelecidas.
Na Escola da Educação Positiva, aplicamos esses embasamentos científicos para formular estratégias que promovam ambientes ricos e estimulantes.
Acreditamos que cada interação é uma oportunidade para fortalecer as redes neurais das crianças, incentivando um crescimento saudável que repercute por toda a vida.
Além disso, compreender o desenvolvimento humano nos ajuda a identificar melhor o que está por trás dos comportamentos desafiadores das crianças.
Saber quando e como apoiar adequadamente as crianças pode transformar desafios em oportunidades para desenvolver resiliência e adaptabilidade.
Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional é a capacidade de entender e gerenciar as próprias emoções e também as dos outros.
No contexto educacional, isso significa criar um ambiente onde crianças aprendam a reconhecer seus sentimentos e expressá-los adequadamente.
Essa habilidade é fundamental, uma vez que influencia diretamente a maneira como crianças e adolescentes interagem com colegas, professores, e enfrentam desafios.
Vamos para um exemplo prático: quando uma criança entende o que sente durante um desafio e pode verbalizar essa emoção, ela está mais apta a buscar soluções de forma calma e centrada.
Ao incentivar a Inteligência Emocional, estamos fazendo mais do que ensinar crianças a serem emocionalmente inteligentes, estamos as equipando para transformar positivamente a sociedade.
Desenho Original do Ser Humano
O Desenho Original do Ser Humano se refere às características inatas e às necessidades básicas que todos nós temos desde o nosso nascimento.
Na prática, isso significa criar ambientes que respeitem esses ritmos naturais, ao invés de tentar moldar a criança a padrões que não atendem ao seu bem-estar integral.
Por exemplo, em termos de desenvolvimento infantil, isso implica em reconhecer a importância do brincar livre. O brincar não é apenas uma atividade para ocupar tempo, é uma parte do aprendizado e do desenvolvimento emocional e cognitivo.
Respeitar o Desenho Original também significa entender que cada criança tem seu próprio tempo para alcançar marcos de desenvolvimento, como andar, falar ou ler.
Pressionar as crianças a atingir esses marcos antes que estejam prontas pode levar a frustrações e a problemas de autoestima e ansiedade.
Veja, crianças que são educadas em um ambiente que honra seu Desenho Original tendem a ser mais seguras, independentes e criativas, pois elas crescem confiantes em suas próprias capacidades e abertas ao aprendizado.
Estudos Sociais
Através dos Estudos Sociais desenvolvemos a capacidade de reconhecer, entender e valorizar as emoções e experiências alheias.
Para os adultos, isso significa primeiro examinar e compreender como as próprias atitudes e crenças — como racismo, machismo, LGBTfobia, entre outras — podem influenciar negativamente as crianças e perpetuar sistemas de opressão.
Na prática, cultivar essa consciência envolve mais do que entendimento. Requer ação ativa e responsável para mudar comportamentos e promover igualdade.
Na Escola da Educação Positiva, integramos os Estudos Sociais como um tema transversal, permeando todas as áreas de aprendizagem.
Isso inclui debates e reflexões sobre igualdade e justiça no cotidiano, e também o incentivo para que os adultos participem e liderem pelo exemplo em projetos comunitários, iniciativas de sustentabilidade e outras atividades que reforcem a responsabilidade e a ação coletiva.
Esse pilar é fundamental para preparar tanto crianças quanto adultos para serem cidadãos conscientes, responsáveis e proativos.
A Educação Positiva nos convida a repensar a forma como nos relacionamos com as crianças.
Ao adotarmos essa abordagem, não estamos apenas cuidando do presente das crianças, mas também preparando-as para um futuro onde elas possam se expressar, compreender suas emoções e desenvolver relações mais saudáveis com o mundo ao seu redor.
A responsabilidade de mudar essa perspectiva, no entanto, não é apenas dos educadores, mas de todos os adultos envolvidos na vida dessas crianças.
Lembre-se: a Educação Positiva não se trata de perfeição, mas de progresso. Cada pequeno passo na direção de uma educação mais consciente e afetiva tem o potencial de transformar gerações.